Programa de Compensação Ambiental Voluntária. Participe!

A Amazônia tem uma poderosa e vasta biodiversidade que representa metade das espécies terrestre do planeta, aproximadamente 40.000 espécies de plantas, mais de 400 mamíferos, 1.300 pássaros e ainda há muito a ser descoberto e protegido. Recentemente foi divulgado que para catalogar todas as espécies de árvores levaria três séculos, segundo estimativas de um novo estudo.

post1

Encontro das Águas – Rio Negro & Rio Solimões

A maior bacia hidrográfica do mundo, que representa um quinto de todo volume de água doce do mundo, é formada pelo Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa e abriga 3.000 espécies de peixes.

O Brasil detém 60% da totalidade da bacia o que representa 4.200.000 Km2 de todo o território nacional.

 

 

Por todas essas características, este bioma é responsável por estocar entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono que equivale a quase um terço do estoque mundial. Sua vegetação libera entorno de 7 trilhões de m3 anualmente para a atmosfera. Mesmo com a diminuição do desmatamento nos últimos anos, em 2015 foram registrados mais de 5.831 Km2 de áreas desmatadas para atividades de agropecuária ou retirada ilegal de árvores, a cada árvore derrubada ou plantada, uma parcela desta estatística é alterada.

A vida moderna nos impõe uma série de necessidades básicas e outras supérfluas como: internet, celular, automóveis, ar-condicionado, energia, alimentos, roupas e outras que resultam numa emissão mensal média 2,07 toneladas de gás carbônico por cada indivíduo. Mesmo com mudanças nas ações básicas em nosso dia-a-dia como realizar a coleta seletiva para reciclagem do lixo, o consumo consciente de recursos naturais, ainda assim continuaremos emitindo dióxido de carbono e outros gases para a atmosfera.

A única forma de dirimir e/ou mitigar esse impacto é através do plantio de novas árvores, e como forma de ser um facilitador nessa atividade o Instituto Soka – CEPEAM desenvolveu o Programa de Compensação Ambiental Voluntária – CAV.

Este programa é aberto para que qualquer pessoa possa realizar uma contribuição voluntária mensal de R$ 50,00 (cinquenta reais) para o Instituto Soka – CEPEAM, que em contrapartida estará realizando a produção de mudas para revitalizar áreas degradadas e arborização da área urbana da Cidade de Manaus, atividades de Educação Ambiental e produção científica para a preservação da Amazônia.

post8

Mudas do Programa de Compensação Ambiental Voluntária – CAV.

Assim, com uma pequena contribuição mensal, você pode ajudar a preservar a natureza e garantir a plantação de árvores que farão aumentar as estatísticas positivas no bioma Amazônico que possui tanta relevância mundial.

Category: Sem categoria Tags: , , , ,

Comments

  • Silvana Maria Vicente

    Desejo tornar-me colaboradora do Cepeam.

  • marcia alves cambui

    Boa tarde, gostaria de ser voluntária neste projeto, como devo fazer? Poderiam me deixar mais informada, sou do estado de São Paulo, cidade de Guarujá, podem mandar msg para este email. Obrigada pela oportunidade.

    • cepeam

      Olá Márcia, obrigado pelo seu interesse!
      Estaremos entrando em contato em breve!
      Cordialmente,

  • Instituto Soka – CEPEAM » Instituto Soka participa do Projeto “Oca vai à escola”

    […] Participe de Programa de Compensação Ambiental Voluntária! Para saber mais clique aqui. […]

Leave a Comment