Nosso portfólio é baseado na ideia de que o valor surge das relações. Essas relações promovem a criação das redes que unem as pessoas e as coisas além das diferenças; expandindo as redes de conexão dos indivíduos fortalecemos a convicção no potencial humano de todas as pessoas.

 

Programas e Projetos Educacionais

Academia Ambiental: voltada para crianças e adolescentes das redes ensino pública e privada, promove palestras e visitação nas trilhas ecológicas da RPPN Dr. Daisaku Ikeda. Este projeto proporciona, muitas vezes, o primeiro contato das crianças e adolescentes com uma amostra da floresta amazônica, seus sítios arqueológicos, sua fauna e flora.

Workshop Cidadão Global: desenvolvidos para alunos do ensino médio e de graduação, visam motivar a promoção da Educação Ambiental, formal e informal, como uma experiência educativa e lúdica, através de oficinas e práticas ambientais para transformar o mundo, o indivíduo e a sociedade. Procuram gerar uma nova visão integradora, holística e dinâmica em relação ao meio ambiente, que servirão de base para a transformação da sociedade atual para uma sociedade que se preocupa e valoriza o meio ambiente.

Circuito da Ciência: mensalmente, o Instituto Soka – CEPEAM participa de um evento promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, que visa a popularização e maior acessibilidade aos estudos de Pesquisa e Ciências para todos os alunos da cidade de Manaus.

Agenda 21 – Oficina Educativa: oficina de capacitação para pais e alunos, realizadas nas escolas municipais na zona leste da cidade de Manaus, para promover uma experiência educativa na reutilização do óleo de cozinha – que anteriormente era descartado de forma incorreta e, após a capacitação, transforma-se em um novo produto, podendo se tornar até uma nova fonte de renda para as famílias.

Intercâmbio de Alunos: promove a vinda, à RPPN Dr. Daisaku Ikeda, de alunos de Instituições de Ensino Superior – IES parceiras do Instituto Soka – CEPEAM. Este projeto visa promover a troca de experiências e conhecimentos entre estudantes através da realização de pesquisas acerca do bioma amazônico. Fazem parte atualmente deste projeto, as seguintes IES: Soka University of America – SUA (Estados Unidos), Instituto Federal do Amazonas – IFAM, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Universidade Federal do Acre – UFAC.

Seminário Internacional de Inovação, Empoderamento e Sustentabilidade – SEIIES: visa a contribuir para a implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU através de um fórum livre para compartilhamento de projetos, conhecimentos e ferramentas que potencialize o empoderamento das pessoas e, consequentemente, da Sociedade Civil, visando equilibrar as dimensões que abrangem a vida cotidiana.

 

Programas e Projetos de Pesquisas Arqueológicos

Programa Sítio Arqueológico Dr. Daisaku Ikeda: este programa integra o desenvolvimento de projetos para o estudo das manifestações culturais e materiais do passado amazônico no Baixo Rio Negro. Estes projetos buscam de forma coordenadas entre si e de forma articulada e dinâmica, entender as culturas e os modos de vida das diferentes sociedades humanas que habitaram esta região. Fazem parte deste programa, os respectivos projetos:

Imagem da RPPN Dr. Daisaku Ikeda que abriga o Sítio Arqueológico Dr. Daisaku Ikeda

Projeto Delimitação do Sítio Arqueológico Dr. Daisaku Ikeda: investiga a dimensão, a cronologia e a densidade de ocupação do sítio arqueológico em tela, e promover ações de educação patrimonial para a socialização do conhecimento produzido durante a pesquisa.

Projeto Terra Preta de Índio: busca conhecer melhor as características físicas e químicas da Terra Preta de Índio, assim como seu processo de formação e evolução que foram desenvolvidas por populações pré-colombianas e apresenta 70 vezes mais nutrientes que os solos adjacentes da Amazônia.

Projeto Reserva Técnica Dr. Daisaku Ikeda: pretende promover a criação de uma reserva técnica para abrigar todo o acervo arqueológico encontrado durante as escavações do projeto que delimitará o sitio arqueológico Dr. Daisaku Ikeda e também servirá de espaço de pesquisa científica e visitação da população em geral.

Projeto Sítio Histórico: pela ocorrência de louça e vidro europeus devido às ruínas da antiga olaria que fora construída em meados dos anos de 1908, este projeto busca entender as características culturais e modo de vida dos habitantes desta região que podem ter relação com ocupações de missionários ou viajantes europeus durante os anos de 1900 a 1930.

 

Programas e Projetos de Pesquisas Ambientais

Programa Banco de Sementes do CEPEAM®: mantido desde 1991 pela instituições mantenedoras e pelo Programa Amigos do CEPEAM, este programa visa a plena recuperação da área do CEPEAM, que, no passado, foi uma olaria portuguesa – e no futuro virá a se tornar uma área totalmente preenchida com o replantio de espécies amazônicas.

Programa de Banco de Sementes Urbano de Espécies Amazônicas: desenvolvido em parceria com empresas privadas, este programa visa a produção de mudas de espécies nativas da Amazônia para recuperar áreas degradadas na cidade de Manaus. A rearborização urbana com espécies amazônicas além do efeito imediato da recuperação da flora local, gera também a recuperação da fauna das regiões contempladas pelo programa. Em parceria com o Centro de Sementes Nativas do Amazonas – CSNAM, são desenvolvidas mudas com sementes com Certificado de Origem e qualidade genética comprovada.

Programa de Pesquisa & Estudos Ambientais: visa reunir professores, estudantes de pós-graduação, pesquisadores, extensionistas, profissionais ambientais, ativistas ambientais e demais pessoas, físicas e jurídicas, interessadas em desenvolver atividades de pesquisas e estudos sobre o bioma amazônico e suas peculiaridades.

Programa de Estudos Científicos: em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, desde 1995, são desenvolvidos trabalhos científicos sobre a dinâmica da floresta primária e etnomofauna.
Projeto Vivência no Campo: voltado para estudantes de pós-graduação, este projeto promove, em parceria com Instituições de Ensino Superior – IES, aulas de campo para as extensões em agronomia, biologia, engenharia ambiental e outros.

Projeto Readaptação de Sauins de Coleira ao Habitat Natural: este projeto teve início em 2003 e é parte do programa de proteção dessa espécie, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a ONG Sapeca e a Petrobrás.

Projeto de Pesquisa sobre Recursos Hídricos: em parceria com a Universidade de São Paulo – USP, Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e Center Nacional de la Recherche Scientifique – CNRS (França) está sendo desenvolvida uma pesquisa para identificar como se comportam o Rio Guarapiranga em São Paulo e o Rio Negro em Manaus quanto à contaminação das águas e a sua regeneração.

 

Programas e Projetos Híbridos

Programa Semear®: Idealizado pelo Instituto Soka – CEPEAM e pela BSRM Consultoria, este programa visa a combinação de dois ou mais programas e projetos coordenados entre si e de forma articulada e dinâmica, a promoção de benefícios com uma maior amplitude e capilaridade.
Este programa abarca:

  • o plantio de mudas de espécies nativas com alto valor comercial ameaçadas de extinção do bioma amazônico para a reaborização da cidade de Manaus.
  • a realização da academia ambiental para alunos das escolas municipais da zona lesta da cidade de Manaus, por ser a zona com alto índice de desmatamento provocados por invasões irregulares.
  • pesquisa científica através do monitoramento de desenvolvimento das mudas, recuperação de solo, captação dióxido de carbono através da avaliação da biomassa e etc.

Programa Semear® Panasonic do Brasil (set-17 a ago-18): mantido pela Panasonic do Brasil, em parceira com a TravelCorp Viagens e Turismo e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO. O programa visa realizar o plantio de mil mudas de espécies de árvores amazônicas no canteiro central e nos canteiros laterais do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes pelos funcionários da Panasonic do Brasil, a participação de 1000 estudantes das escolas municipais da Zona Leste na Academia Ambiental realizada pelo Instituto Soka – CEPEAM na RPPN Dr. Daisaku Ikeda e o desenvolvimento de pesquisas através do monitoramentos das mudas para entender suas dinâmicas de crescimento, desenvolvimento de biomassa, captação de dióxido de carbono na atmosfera e influência na área relacionadas ao monitoramento do clima, à recuperação de habitat e ao possível repovoamento da fauna.

 

Programa Sementes da Vida®: Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas – TJAM, pela Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias – VEMAQA e pelo Instituto Soka – CEPEAM mantido pelo Programa Amigos do CEPEAM, este programa visa realizar o plantio de uma muda de espécie amazônica para cada criança nascida na cidade de Manaus.

 

Programa Sementes de Vida® – Amigos do CEPEAM (jan-17 a dez-18): mantido pelo Programa Amigos do CEPEAM em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas – TJAM, a Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias – VEMAQA, este programa visa realizar o plantio de uma muda de espécie amazônica para cada criança nascida na Maternidade Moura Tapajós durante os anos de 2017 e 2018. Neste projeto, os pais recebem, com a certidão de nascimento do filho, os dados da árvore com o nome da criança e os dados do plantio.

Programa Sementes de Vida® – TravelCorp (set-17 a abr-18): mantido pela TravelCorp Viagens e Turismo, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas – TJAM e a Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias – VEMAQA, este programa visa financiar o plantio de 300 mudas no projeto com a Maternidade Moura Tapajós durante os anos de 2017 e 2018. E, a participação de 300 estudantes das escolas municipais da Zona Leste na Academia Ambiental realizada pelo Instituto Soka – CEPEAM na RPPN Dr. Daisaku Ikeda.