Quem Somos

CEPEAM

Idealizado e fundado, em 1991, por iniciativa do pacifista, filósofo, escritor, educador, autor e poeta Dr. Daisaku Ikeda o CEPEAM, Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI, o Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas – CEPEAM é um espaço aberto ao diálogo, que promove a integração entre os vários segmentos da sociedade e ações concretas para a edificação de uma sociedade mais humana e em harmonia com o meio ambiente buscando a coexistência pacífica entre os seres humanos e a natureza.

Em 1995, além de já ser reconhecia por seus três sítios arqueológicos, o CEPEAM foi credenciado como Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN. Em 2016, em reconhecimento de suas ações para conscientizar a humanidade de que o acúmulo das consequências de pequenos atos da vida diária pode provocar uma catástrofe global, a RPPN Nazaré das Lajes passou a se chamar RPPN Dr. Daisaku Ikeda.

Instituto Soka – CEPEAM

Estabelecido em 2014, o Instituto Soka – CEPEAM é entidade jurídica gestora do CEPEAM. Tendo sua atuação focada em estabelecer os direitos humanos e direitos ambientais numa sociedade alicerçada no respeito absoluto à vida de todas as pessoas, desenvolve programas e projetos voltados à educação ambiental para a cidadania global, pesquisa científica para preservação do meio ambiente e criação de banco de sementes de espécies nativas da floresta amazônica.
De acordo com o Dr. Daisaku Ikeda, o “direito pelo meio ambiente faz parte dos direitos humanos da terceira geração. A questão ambiental da Terra, pela amplitude que alcança, pode ser considerada como um dos maiores temas da humanidade”, desta forma, nossos esforços estão centrados em conscientizar as pessoas, de todas as idades, da sua importância e protagonismo como cidadãos globais, uma vez que, nenhuma das ameaças que podem afetar o planeta Terra e seus habitantes pode ser mitigado sem que os seres humanos transcendam suas visões limitadas e interesses próprios, em busca do interesse do planeta.
Em seu Diálogo “Direitos Humanos no Século XXI” com o Dr. Austregésilo de Athayde, o Dr. Daisaku Ikeda define que cidadãos globais nada tem a ver com o quanto uma pessoa tenha viajado, quantos países percorreu. E sim, como cidadãos comuns, que, com sua nobreza interior, que por vezes nunca viajaram para além de sua terra natal, no entanto, preocupam-se genuinamente com a paz e a prosperidade do mundo.

Perfil: Daisaku Ikeda

Translate »