Programa de Compensação Ambiental Voluntária. Participe!

A Amazônia tem uma poderosa e vasta biodiversidade que representa metade das espécies terrestre do planeta, aproximadamente 40.000 espécies de plantas, mais de 400 mamíferos, 1.300 pássaros e ainda há muito a ser descoberto e protegido. Recentemente foi divulgado que para catalogar todas as espécies de árvores levaria três séculos, segundo estimativas de um novo estudo.

post1

Encontro das Águas – Rio Negro & Rio Solimões

A maior bacia hidrográfica do mundo, que representa um quinto de todo volume de água doce do mundo, é formada pelo Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa e abriga 3.000 espécies de peixes.

O Brasil detém 60% da totalidade da bacia o que representa 4.200.000 Km2 de todo o território nacional.

 

 

Por todas essas características, este bioma é responsável por estocar entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono que equivale a quase um terço do estoque mundial. Sua vegetação libera entorno de 7 trilhões de m3 anualmente para a atmosfera. Mesmo com a diminuição do desmatamento nos últimos anos, em 2015 foram registrados mais de 5.831 Km2 de áreas desmatadas para atividades de agropecuária ou retirada ilegal de árvores, a cada árvore derrubada ou plantada, uma parcela desta estatística é alterada.

A vida moderna nos impõe uma série de necessidades básicas e outras supérfluas como: internet, celular, automóveis, ar-condicionado, energia, alimentos, roupas e outras que resultam numa emissão mensal média 2,07 toneladas de gás carbônico por cada indivíduo. Mesmo com mudanças nas ações básicas em nosso dia-a-dia como realizar a coleta seletiva para reciclagem do lixo, o consumo consciente de recursos naturais, ainda assim continuaremos emitindo dióxido de carbono e outros gases para a atmosfera.

A única forma de dirimir e/ou mitigar esse impacto é através do plantio de novas árvores, e como forma de ser um facilitador nessa atividade o Instituto Soka – CEPEAM desenvolveu o Programa de Compensação Ambiental Voluntária – CAV.

Este programa é aberto para que qualquer pessoa possa realizar uma contribuição voluntária mensal de R$ 50,00 (cinquenta reais) para o Instituto Soka – CEPEAM, que em contrapartida estará realizando a produção de mudas para revitalizar áreas degradadas e arborização da área urbana da Cidade de Manaus, atividades de Educação Ambiental e produção científica para a preservação da Amazônia.

post8

Mudas do Programa de Compensação Ambiental Voluntária – CAV.

Assim, com uma pequena contribuição mensal, você pode ajudar a preservar a natureza e garantir a plantação de árvores que farão aumentar as estatísticas positivas no bioma Amazônico que possui tanta relevância mundial.

Category: Sem categoria Tags: , , , ,
Leave a Comment